TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Deputados estaduais decidem enviar verba de emendas à saúde dos municípios e não ao Estado

08 de março de 2021 às 08:07

undefined

Deputados estaduais cearenses devem priorizar, neste ano de 2021, em meio à pandemia, o envio de recursos de suas emendas ao Orçamento Estadual para os municípios combaterem os efeitos da crise de saúde. No ano passado, os parlamentares juntos enviaram um montante de R$ 46 milhões para que o Estado usasse na pandemia. Desta vez, a intenção é fortalecer o caixa das prefeituras.  

Cada um dos 46 deputados estaduais tem direito a indicar R$ 1 milhão para obras e serviços a serem executados pelo Executivo Estadual por meio do Programa de Cooperação Federativa (PCF). 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), ainda tentou articular o envio da verba de todos os parlamentares para o Governo do Estado combater a Covid-19, assim como ocorreu no ano passado, mas não houve consenso. Deputados apontaram urgência de reforçar o caixa das prefeituras em meio à crise fiscal. 

Em geral, a verba oriunda do PCF é mesmo destinada para as bases eleitorais dos parlamentares. Assim, 2020, em que o valor das emendas foi para o combate à pandemia da Covid-19 pelo Governo do Estado, acabou sendo uma exceção. A iniciativa então foi liderada pelo ex-presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), atual prefeito de Fortaleza.