TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Deputados denunciam calote do Governo ao MCMV no CE

27 de agosto de 2015 às 08:55

Logotipo do projeto Minha Casa Minha Vida e a foto de uma mão segurando uma casa. Ao fundo um céu com poucas nuvens.

Deputados denunciaram, ontem, na Assembleia Legislativa, a falta de repasses do Governo Federal, há quatro meses, a construtores e trabalhadores do programa Minha Casa, Minha Vida no Ceará. De acordo com o deputado Carlos Matos (PSDB), seis mil operários já foram demitidos, com a expectativa de que, em breve, mais quatro mil percam seus postos de trabalho. A presença da presidente Dilma Rousseff (PT), amanhã, no Ceará, inclusive, para inaugurar unidades do Programa, em Caucaia, fomentou mais ainda as críticas no plenário da Casa.

“É uma grande crise e, em meio a esse caos, a Presidente anuncia que vem ao Ceará inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida. Não faz sentido”, criticou Matos, na tribuna.

De acordo com o tucano, a presidente Dilma prometeu pagar os repasses às empresas que estão executando o programa até o dia 15 de agosto, contudo, não cumpriu o acordo. “Ela não cumpriu. Não honra o povo. Preservar o salário dos trabalhadores deveria ser a prioridade de qualquer Governo”, afirmou, salientando que as dívidas do Governo Federal com as empresas somam R$ 160 milhões. “Ou a presidente cancela a vinda ao Ceará, ou paga imediatamente os trabalhadores. Não tem sentido ela vir inaugurar casas devendo ao programa”, apontou.

O deputado Joaquim Noronha (PP) também reclamou do atraso no pagamento aos construtores do programa federal, e alertou que os construtores não podem nem mesmo pisar nas obras, pois correm o risco de os trabalhadores partirem para alguma agressão, uma vez que não receberam o pagamento. “O Governo está no verdadeiro nível de calote. [...] A presença da presidente Dilma no Estado é honrosa, mas ela deveria conversar, também, com os construtores, com os funcionários que não estão sendo pagos”, criticou.

Crítica justa

Para o deputado Elmano de Freitas, a crítica do setor industrial ao não recebimento do pagamento é “justa”. Segundo o parlamentar, os deputados que apoiam o Governo, devem atuar para que o pagamento seja realizado. “Não é razoável o empresário construir e ter risco da obra parar e demitir trabalhadores. A minha posição é que façamos o esforço para que o Governo cumpra com o que prometeu e que ele converse com os trabalhadores”, acrescentou.

O petista frisou que o programa MCMV é importante tanto para a geração de empregos no Ceará, como as pessoas que necessitam das unidades para morarem. “Nesse momento, é decisivo garantir o emprego para o nosso povo. Nesse caso, a crítica é fundada, e temos que ter um posicionamento contrário”, rechaçou.

Já a deputada Rachel Marques (PT), assegurou que o corte de gastos do Governo, não vão afetar as obras do programa. A petista afirmou que, até o final de agosto, haverá o repasse de valores para a conclusão de unidades do programa no Ceará. “Sabemos da importância do programa, que, além de assegurar o direito à moradia, desenvolve o setor da construção civil e promove a geração de empregos”, assinalou a petista.

Dilma visita, amanhã, três municípios do Ceará.

Em passagem pelo Ceará, a presidente Dilma Rousseff tem visita agendada em três municípios: Lavras da Mangabeira, Caucaia e Fortaleza. Em Lavras, a presidente da República vai assinar a ordem de serviço do lote quatro, do trecho Missão Velha, que diz respeito à ferrovia Transnordestina. Em seguida, a presidente Dilma viaja para Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde participa da entrega de 480 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Residencial José Lino da Silveira. A agenda positiva da presidente no Estado, termina em Fortaleza, onde participa de um evento sobre o “Dialoga Ceará”.

“A presidente Dilma vem cumprir agenda, para acharem que ela está atuando”, criticou o deputado Ely Aguiar (PSDC).