TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Deputado Sabino classifica ‘distritão’ como lista disfarçada dos partidos

10 de agosto de 2017 às 10:52

undefined

 

O coordenador da bancada do Ceará em Brasília, deputado Cabo Sabino (PR), classificou, nesta quinta-feira (10), em entrevista ao Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 20 emissoras no Interior do Estado), de ‘lista disfarçada’ o modelo de voto “distritão” aprovado, nessa quarta-feira (9), pela Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Federal. A regra, se aprovada pelo Plenário da Câmara e do Senado, valerá para as eleições de 2018 e 2020.

Segundo Sabino, o voto distritão – modelo que garantirá a eleição dos candidatos mais votados às Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Câmara Federal, está travestido de uma manobra dos partidos para escolher os nomes de preferência dos dirigentes das siglas e que serão beneficiados com os recursos do fundo de campanha bancado com verbas públicas.

A Comissão Especial da Reforma Política, além do voto do distritão, aprovou, também, o fundo de campanha no valor de R$ 3,6 bilhões para as eleições de 2018. Sabino considera que, com as novas regras no sistema de voto e com o financiamento público de campanhas, as pessoas com militância política e identificadas  com a solução de problemas coletivos, mas sem apadrinhamento dos dirigentes dos partidos não terão vez para concorrer a um mandato eletivo.

As mudanças, se aprovadas até o dia 6 de outubro, serão implantadas nas eleições do próximo ano quando os eleitores irão às urnas para escolher os novos deputados estaduais e federais, dois terços dos senadores, governadores e o presidente da República. Durante a entrevista ao Jornal Alerta Geral, com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, o deputado Cabo Sabino admitiu que está saindo do PR. Antecipou que, na próxima semana, a Comissão de Ética da Executiva Nacional avalia a situação dos 8 deputados federais do PR que votaram pela abertura de processo para o presidente Michel Temer ser investigado pelo STF por crime de corrupção passiva. Sabino disse que há muito tempo está em litígio com o PR, mas não tem mais ambiente para permanecer no partido. Sabino defendeu, ainda, uma ampla mobilização da oposição para enfrentar o governador Camilo Santana (PT) e afirmou que o melhor nome para concorrer ao Governo do Estado é o senador Tasso Jereissati (PSDB), tendo como vice o capitão Wagner (PR).

Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista Deputado Federal Cabo Sabino