TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Deputado quer mudar nome de Juazeiro do Norte para “Juazeiro do Padre Cícero”

02 de março de 2017 às 08:25

undefined

 

Decreto Legislativo n° 02/2017 propõe a realização de um plebiscito em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, para decidir sobre a mudança do nome do município para Juazeiro do Padre Cícero. De autoria do deputado estadual Dr. Santana (PT), o Decreto está no expediente da sessão desta quinta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

De acordo com a justificativa da matéria, “o projeto de mudança do nome do municipio de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero é objeto de discussão há muitos anos, tendo esse debate se iniciado na Câmara de Vereadores daquela cidade através do vereador João Batista de Menezes Barbosa, tendo posteriormente o mesmo assunto sido objeto de discussão nesta Casa Legislativa através dos deputados Giovanni Sampaio, Heitor Ferrer e outros”.

O texto diz ainda que ” o município é frequentemente confundido com Juazeiro da Bahia, sendo que naturalmente para distingui-lo as pessoas o fazem dizendo Juazeiro do Padre Cícero”. Após leitura do Decreto, ele começará a tramitar na Casa, passando pelas comissões e voltando para votação em Plenário.

Padre Cícero

Sacerdote católico no início do século XX, Padre Cícero é um santo popular de devoção no interior do Ceará, sobretudo em Juazeiro do Norte, onde ele morou e exerceu seu ministério. Teve muita influência política à época, sendo respeitado inclusive pelo “rei do cangaço”, o Lampião.