TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Delator da Lava Jato cita nome do líder de Dilma na câmara, o petista José Guimarães

12 de março de 2016 às 09:20

undefined

Os líderes de Dilma não estão tendo vida fácil. A Operação Lava Jato levou Delcídio do Amaral, preso em novembro ao tentar obstruir a investigação, e hoje convertido em colaborador. Agora, a Lava Jato ameaça carregar outro líder da presidente, também petista.

Trata-se do deputado José Guimarães, do PT do Ceará, que aparece em uma delação premiada acertada com os procuradores da Força Tarefa do Ministério Público Federal. O acordo foi homologado há poucos dias pelo ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

A pedido do delator, que teme pela vida, seu nome é mantido em sigilo em todo documento no qual relata as situações das quais participou. Trata-se de uma exceção, permitida por lei, no padrão de tratamento das delações obtidas pela Lava Jato.

A revista ÉPOCA teve acesso à delação do petista. Para cada caso que conta, ele lista uma série de documentos fornecidos para provar o que está dizendo. Seus relatos incluem, além de  Guimarães, casos de corrupção que envolvem o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, e o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia.

Segundo a revista, Guimarães aparece como um dos que recebiam parte do dinheiro dividido de propina. Guimarães teria recebido valores por ajudar em certos esquemas, ainda segundo a revista.

O deputado José Guimarães rebate as  afirmações do delator. “Tenho a consciência absolutamente tranquila de que jamais me beneficiei de recurso público, razão pela qual reitero meu repúdio às supostas acusações”.

Matéria completa da revista ÉPOCA pode ser lida AQUI.