TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Cunha cita Temer em depoimento da Operação Lava Jato

09 de fevereiro de 2017 às 10:40

undefined

 

Em depoimento ao juiz Sergio Moro, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB) afirmou que o presidente Michel Temer participou, em 2007, de uma reunião com a bancada do PMDB para discutir as indicações do partido para diretorias da Petrobras. O deputado cassado contrariou a versão apresentada por Temer em sua manifestação como testemunha de defesa arrolada pelo próprio Cunha.

O ex-presidente da Câmara - preso preventivamente desde outubro do ano passado - foi interrogado ontem pela primeira vez como réu da Operação Lava Jato na primeira instância.

Na ação penal que responde na Justiça Federal em Curitiba, Cunha é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas por receber propina oriunda de um negócio fechado pela Petrobras em Benin, na África, e manter o dinheiro em contas secretas na Suíça.

“Fui comunicado (sobre a reunião), tanto eu como Fernando Diniz (ex-presidente do PMDB de Minas, morto em 2009), na época, pelo próprio Michel Temer e pelo Henrique Alves (ex-deputado e ex-ministro). 

O Michel Temer esteve nessa reunião junto com (o ex-ministro) Walfrido dos Mares Guia”, disse Cunha em resposta a um questionamento de sua própria 
defesa. 

Segundo ele, a reunião foi convocada por causa do “desconforto que existia com as nomeações do PT de Graça Foster para a Diretoria de Gás e José Eduardo Dutra para a presidência da BR Distribuidora terem sido feitas sem as nomeações do PMDB terem sido feitas”.

De acordo com o deputado cassado, “houve uma revolta da bancada do PMDB na votação da CPMF” na época. Temer era o presidente nacional do PMDB na ocasião.

No depoimento por escrito a Moro, Temer declarou que “não houve essa reunião”, citada em denúncia da força-tarefa da Lava Jato contra Cunha.

Cunha disse a Moro que “resposta do presidente Michel Temer nas perguntas está equivocada”. “Ele (Temer) participou sim da reunião e foi ele que comunicou a todo nós o que tinha acontecido na reunião, porque não era só o cargo da Petrobras, eram outras várias discussões que aconteciam no PMDB.”

Aneurisma

Em quase três horas de interrogatório, o deputado cassado rebateu todas as perguntas do magistrado e do Ministério Público. Ao final, fez um apelo por liberdade. Ele disse a Moro possuir um aneurisma cerebral como o da ex-primeira dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que morreu na semana passada.(Agência Estado)