Corrida ao Governo do Estado: Ibope aponta Camilo com 64%, e Theophilo, com 4%
17 de agosto de 2018 às 08:30
A primeira pesquisa do Ibope, contratada pelo Sistema Verdes Mares e divulgada, nessa quinta-feira, 16, mostra o governador Camilo Santana (PT), candidato à reeleição, com 64% das intenções de votos, e, em segundo lugar, o general Theophilo Gaspar, do PSDB, com 4%. De acordo com a pesquisa, Aílton Lopes (PSOL), Hélio Góis (PSL) e Francisco Gonzaga (PSTU) aparecem, cada um, com 2% das intenções de votos, enquanto Mikaelton Carantino (PCO) não pontuou.
O Ibope ouviu, entre os dias 13 e 15 de agosto, 1.204 eleitores. De acordo com os dados da pesquisa, 9% dos entrevistados não responderam a pergunta sobre intenção para governador, enquanto 17% dos eleitores disseram que iriam votar em branco ou anular o voto. A pesquisa, que tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-04197/2018.
Senado Federal
Na corrida pelo Senado da República, o candidato do PDT, Cid Gomes, e do MDB, senador Eunício Oliveira (MDB), largaram na frente de outros adversários. De acordo com a pesquisa Ibope, Cid tem 55% das intenções de voto, seguido de Eunício, com 37%. Na sequência, aparecem Luís Eduardo Girão (PROS), com 9%, Pastor Pedro Ribeiro (PSL), com 7% e Dra. Mayra (PSDB), com 6%.
Completam a lista: Anna Karina (PSOL), Pastor Jamieson Simões (PSOL) e João Saraiva (REDE), ambos com 4% das intenções de votos, Alexandre Barroso (PCO), Dr. Márcio Pinheiro (PSL) e Geraldo Magela (PSTU), com 3% e Robert Burns (PTC), que fecha a lista, com 2%.
De acordo com o Ibope, 15% dos eleitores disseram que iriam votar branco ou nulo para primeira vaga ao Senado, e 22% iriam votar branco ou nulo para a segunda vaga. Já os eleitores que disseram não saber em quem votar ou que não respondeu a pesquisa representou 27% dos entrevistados na pesquisa.
Disputa pelo Senado Federal
Candidatos Intenção de votos
Cid Gomes (PDT) 55%
Eunício Oliveira (MDB) 37%
Luiz Eduardo Girão (PROS) 9%
Pedro Ribeiro (PSL) 7%
Mayra Pinheiro (PSDB) 6%
Jamierson Rodrigues (PSOL) 4%
João Saraiva (REDE) 4%
Anna Karina (PSOL) 4%
Márcio Almeida (PSL) 3%
Alexandre Barroso (PCO) 3%
Geraldo Magela (PSTU) 3%
Robert Burns (PTC) 2%
Branco/nulo (1ª vaga) 15%
Branco/nulo (2ª vaga) 22%
Não sabe/não respondeu 27%