TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Combate a estiagem: Deputados pedem racionamento já

Parlamentares querem que o Executivo adote o modelo para a contenção de água na luta contra a seca.

03 de julho de 2015 às 07:48

Fernando Hugo segurando jornal do Diário do Nordeste que contém o título em destaque: Chuvas 30% abaixo da média: previsão de seca para 2016

Fernando Hugo alertou para a previsão de uma nova seca em 2016, devido às chuvas abaixo da média registradas em 2015 (Foto: José Leomar).

Preocupados com o prognóstico de 85 de chance de haver uma nova seca em 2016, conforme análise divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os deputados cobraram, ontem, urgência na adoção de um racionamento de água. Fernando Hugo (SD) ressaltou que a Região Metropolitana de Fortaleza já está sofrendo efeitos do desabastecimento e defendeu que, agora, deve­se priorizar água para o consumo humano.

O parlamentar apontou que apesar de o Ceará ser um dos Estados mais preparados para enfrentar a estiagem, a falta dágua pode atingir níveis ainda mais alarmantes com o esvaziamento dos reservatórios existentes. Ele aconselhou o governador Camilo Santana (PT) a não confiar que as obras da transposição de águas do rio São Francisco sejam concluídas no próximo ano, ou no início de 2017.

Fernando Hugo destacou ser necessário começar imediatamente a contenção máxima de uso da água, de maneira ampla, geral e irrestrita, tanto pela agricultura irrigada como por empresas que consomem em grande quantidade, como a Siderúrgica e o Complexo do Pecém.

"Esta que é uma seca poderá se tornar uma tragédia. Não vamos deixar que o desejo de produzir desvie água de quem é tão carente. Água deve ser prioridade para o homem", alertou o deputado Fernando Hugo.

Reservatórios

O deputado Carlomano Marques (PMDB) endossou o posicionamento do colega, cobrando atitudes imediatas por parte do Executivo para salvaguardar os reservatórios estaduais. "Devemos evitar desperdício domiciliar, comercial, industrial, e não ter medo. Temos que fazer de imediato, com ônus para quem consome muito e bônus para quem consome menos", defendeu. "Governador, racionamento já. Não tenha medo, porque é a atitude mais sóbria".

O peemedebista afirmou que a seca do Nordeste só será solucionada definitivamente quando for realizada a transposição de águas da bacia do rio Tocantins para o leito do rio São Francisco, na Bahia. "Sozinho, o (rio) São Francisco não aguenta no longo prazo", apontou.

Na avaliação do parlamentar, o Governo deve investir ainda mais em medidas para solucionar o problema a curto prazo. Carlomano alertou que o leilão reverso realizado pelo governador no intuito de ampliar o número de poços profundos não obteve sucesso.

Carlos Matos (PSDB), por sua vez, criticou a lentidão das ações para conter os efeitos da estiagem. Ele ainda criticou o posicionamento do Governo em terminar a obra do AcquarioCeará.

Em aparte, Leonardo Pinheiro (PSD) reforçou a necessidade de se fazer uma contenção do uso da água, mas ponderou que o problema só será resolvido com a transposição.

O deputado Roberto Mesquita (PV) sugeriu que a presidenta Dilma Rousseff (PT) determine três turnos de oito horas por dia para acelerar as obras da tranposição e do Cinturão das guas. Já deputada Fernanda Pessoa (PR) sugeriu que o Governo do Estado também invista em equipamentos e em tecnologia para o reúso da água em repartições públicas e também em condomínios residenciais.

Fonte: Diário do Nordeste


Diário do Nordeste