TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Com maioria do Ceará a favor, Câmara aprova em 2º turno redução da maioridade penal em crimes graves

Vice-líder da Minoria, o deputado Moroni Torgan (DEM/CE) disse que é hora de dar uma resposta à população

20 de agosto de 2015 às 10:52

Bancada da Câmara dos Deputados, com algumas pessoas comemorando.

Em julho, a proposta foi aprovada em 1º turno com o voto favorável de 323 deputados e 155 votos contra (Foto: Luis Macêdo/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui amaioridade penal de 18 para 16 anos em alguns casos. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. Entre os parlamentares representantes do Ceará, 11 votaram a favor e 10 contra. Houve ainda a abstenção do deputado Anibal Gomes (PMDB). A matéria será enviada ao Senado.

De acordo com o texto aprovado, a maioridade será reduzida nos casos decrimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Em julho, a proposta foi aprovada em 1º turno com o voto favorável de 323 deputados e 155 votos contra.

O texto aprovado é uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE). Essa emenda excluiu da proposta inicialmente rejeitada pelo Plenário os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.

Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Aprovação popular

Os deputados favoráveis ao texto defenderam a PEC da Maioridade Penal amparados em uma pesquisa que indica o aval de 87% da população brasileira à proposta.

Vice-líder da Minoria, o deputado Moroni Torgan (DEM/CE) disse que é hora de dar uma resposta à população. “É preciso parar com ‘blábláblá’. O problema é a educação, é sim, mas há 30 anos estamos falando que a culpa é a educação e ela não melhorou”, afirmou.

Para o deputado, a população sabe que a proposta não vai resolver por completo o problema. “A população é inteligente e sabe que a lei não vai resolver o problema. A lei é um dos indicadores da solução do problema”, disse Torgan.

O deputado Cabo Sabino (PR/CE) disse que o Parlamento precisa dar ouvidos ao clamor popular. “Todos nós aqui estamos obedecendo à vontade da maioria da população. Aquele jovem que trabalha, que está preparando os seus estudos, não está preocupado com a redução da maioridade penal. Quem está preocupado são os jovens infratores que estão vivendo do crime e para o crime”, opinou.

Na avalição do líder do PSD, deputado Rogério Rosso, só serão punidos os jovens que hoje têm “licença para matar”. “Esse jovem que hoje tem permissão e licença para matar sabe exatamente o que está fazendo. Ele não pode ser tratado como os demais jovens e adolescentes e muito menos preso junto com os adultos”, defendeu.

Confira votos dos representantes do Ceará:

Deputado Federal Partido Voto
Andre Figueiredo PDT Não
Arnon Bezerra PTB Não
Chico Lopes PCdoB Não
Domingos Neto PROS Não
José Airton Cirilo PT Não
José Guimarães PT Não
Leônidas Cristino PROS Não
Luizianne Lins PT Não
Odorico Monteiro PT Não
Raimundo de Matos PSDB Não
Vicente Arruda PROS Não
Adail Carneiro PHS Sim
Cabo Sabino PR Sim
Danilo Forte PMDB Sim
Genecias Noronha SDD Sim
Gorete Pereira PR Sim
Macedo PSL Sim
Moroni Torgan DEM Sim
Moses Rodrigues PPS Sim
Ronaldo Martins PRB Sim
Vitor Valim PMDB Sim

Tribuna do Ceará


Tribuna do Ceará