TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Cid Gomes será homenageado com o prêmio Sereia de Ouro.

O Troféu Sereia de Ouro, criado pelo chanceler Edson Queiroz, homenageará no dia 25 de setembro de 2015, no Theatro José de Alencar, quatro personalidades cearenses.

23 de setembro de 2015 às 15:55

A outorga do Troféu Sereia de Ouro em sua 45ª edição é conferida este ano ao Engenheiro Cid Ferreira Gomes e outras três personalidades cearenses, como a Médica Lúcia Maria Alcântara Albuquerque, ao Médico Elias Giovani Boutala Salomão e ao Professor Jesualdo Pereira Farias.

Confira um pouco sobre a história do ex-governador do Estado do Ceará, Cid Gomes: O sobralense Cid Ferreira Gomes é uma das mais influentes figuras públicas do Ceará.

Nasceu numa família de larga tradição política e nessa atividade ganhou projeção nacional com os atributos de liderança e eficiência administrativa. Exerceu os cargos de ministro de Estado, governador do Ceará, prefeito de Sobral e deputado estadual. Antes de ingressar na vida pública, formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará.

Consagrou-se um vitorioso nas urnas. Iniciou a carreira em 1990, quando foi eleito deputado estadual. Quatro anos depois foi reeleito e, durante o segundo mandato, ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Voltou à terra natal para disputar a Prefeitura. Em 1996 foi eleito prefeito de Sobral, a maior cidade da região norte, e se reelegeu quatro anos depois. Em seguida, Cid Gomes retornou a Fortaleza e novamente se submeteu ao teste da preferência popular, desta vez na disputa para o governo do Estado. Ganhou o pleito em 2006 tornando-se um dos mais jovens e mais bem votados governadores da história do Ceará. E reeleito quatro anos depois, sempre vitorioso no primeiro turno das eleições.

No comando do governo, foi responsável pela realização de projetos estruturantes, como a construção do Cinturão das Águas, a Siderúrgica e o Cinturão Digital. Também esteve à frente de várias ações sociais como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), as escolas estaduais de Educação Profissional, três hospitais de grande porte no interior do Estado e maciços investimentos nas áreas de saúde e segurança pública. Depois de deixar a chefia do Executivo cearense, ele assumiu, a convite da presidente da República, o Ministério da Educação, onde iniciou importantes discussões sobre a Base Nacional Comum e a aplicação do Enem Online. Cid Ferreira Gomes é casado com Maria Célia e pai de Rodrigo, de 17 anos; Matheus, de 8 anos; e Pedro, de 6 meses.