TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Camilo admite convite, mas não comenta saída do PT

24 de janeiro de 2017 às 09:44 - Atualizado em 24/01/2017 08:45

undefined

 

O governador Camilo Santana, atualmente filiado ao PT, admitiu ter recebido convite do PSB para mudar de legenda, mas ponderou que as questões políticas serão tratadas no “momento oportuno”. Apesar de desconversar sobre o assunto, Camilo não esconde que tem recebido convites de outras legendas para sair do Partido dos Trabalhadores. As propostas, segundo ele, foram feitas por diversas agremiações políticas.
Perguntado, ontem, se realmente vai deixar o PT, o governador não disse que sim, mas também não negou a possibilidade. “Vou responder da mesma forma que tenho respondido. Todas as minhas energias estão voltadas para administrar o Estado. Momento, repito, que precisamos superar os desafios”, desconversou, sorrindo, o governador. Camilo fez a declaração antes de iniciar a primeira Reunião de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) de 2017.

Sobre o convite do PSB, Camilo admitiu ter recebido, mas afirmou que “questões da política estarei discutindo no momento certo e apropriado”. Na semana passada, os rumores de que o governador Camilo Santana deixaria o PT, migrando para o PSB, ganharam força, principalmente após divulgação de que o assunto pautou uma conversa entre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e Camilo. As especulações de que Camilo poderia deixar o PT e ingressar no PSB surgiram no final do ano passado. Camilo, porém, evitar tecer comentários sobre o assunto.

No último dia 13 de janeiro, o colunista do jornal O Estado, Fernando Maia, publicou que a mudança de legenda pode se dar graças a afinidade do governador com lideranças do PSB. Ao colunista, o deputado Danilo Forte, presidente da sigla no Ceará, já havia justificado a argumentação para filiar o governador Camilo Santana ao seu partido. “Além de estreitas afinidades comigo, Eudoro Santana, foi militante e presidente do PSB no Ceará. E todos sabem o apreço de Camilo ao seu pai. Mais afinidade do que isso é impossível”. Por telefone ao jornal O Estado, o presidente estadual do PSB admitiu a aproximação com Camilo, mas ponderou que a decisão caberá ao governador.

Mesmo não confirmando sua saída do PT, Camilo não esconde sua insatisfação com o PT, inclusive ele já concedeu entrevista elencando as divergências. “Existem vários conflitos desde minha campanha, quando não tive apoio por parte do partido, não tive apoio do próprio Lula. Não tenho queixa disso, mas, agora, na eleição de Fortaleza, meu candidato foi o Roberto Cláudio (PDT), meu partido foi contra, lançando outra candidatura”, pontuou ele, em entrevistas anteriores.

Afinidade


Aliado ao grupo político dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), o mais provável é que Camilo Santana mude para uma sigla mais alinhada aos interesses de seus líderes, tendo em vista que Ciro tem procurado se consolidar como candidato à presidência da República em 2018. Nas altas esferas do partido, em Brasília, “o Caso Camilo” vem sendo analisado sob vários ângulos, também com queixas. A saída será traumática e o próprio governador não esconde o seu desconforto em tomar a decisão.

O Estado CE