Câmara de Quixeré desaprova as contas do ex-prefeito Pitiuba
04 de julho de 2015 às 09:22
Na manhã de ontem (03), ocorreu a votação da prestação de contas do ex-prefeito de Quixeré Raimundo Nonato Guimarães Maia, mais conhecido por Pitiuba, no período de 2011.
Na sessão o resultado se deu por setes votos a favor da desaprovação das contas e apenas quatro votos contrários, tendo as contas desaprovadas pela Câmara Municipal de Quixeré.
Nossa equipe conversou com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Fagner Brito (PRB), que nos contou mais detalhes da votação.
“Nós fizemos a tramitação aqui na presidência da Casa como deveria ser feito, conforme o que orienta o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Tivemos 60 dias para estudar e julgar as contas do ex-prefeito Pitiuba do exercício 2011 e assim foi feito”, ressalta o presidente. Fagner Brito conta que Pitiuba esteve à frente do executivo municipal por oito anos e agora veio um parecer desfavorável do tribunal referente ao ano de 2011 e justificou seu voto contra o parecer.
“Um dos pontos abordados no parecer foi sobre a Lei de responsabilidade fiscal, onde diz que o prefeito municipal só pode gastar até 54% com o funcionalismo público e em 2011 o Pitiuba gastou 54,84%, ou seja, preferiu não demitir. Eu tenho a convicção que os técnicos avisaram ao prefeito que estava passando, mas não foi nem 1% e ele preferiu não demitir. Então votei contra o parecer pois encarei como questão social”, explica Fagner.
Outra questão elencada no parecer do tribunal foi quanto a baixa arrecadação de impostos, e Fagner Brito comenta sobre isso.
“Já há tanto imposto que a gente paga, se for acarretar mais ainda fica complicado, pois o município está passando por dificuldades com essa seca que já dura vários anos. A meta que o tribunal coloca é de 6 a 7% e foi arrecadado 4,45%, então foi outra questão social levantada pelas dificuldades que já estamos enfrentando em diversos anos”, complementa Fagner Brito.
“Como já dito, votei e votaria novamente pois não é questão partidária, é questão de analisar. Passei diversos dias estudando essa prestação de contas e percebi que não tinha nenhuma inconsistência, nenhuma turbulência que viesse a prejudicar o município, e sim, houve a defesa de não colocar os filhos quixereneses que estão exercendo seu trabalho para fora”, conclui o presidente da Câmara Municipal de Quixeré.
Votos a favor do parecer do TCM:
- Carlinhos de Pipiu (PRTB)
- Samuel Isidório (PTN)
- Lolô (PMDB)
- Dedé de Quinô (PSC)
- Meridiane Fonseca (PRB)
- Baleu (PSB)
- Cleudo Honorato (PRP)
Votos contra o parecer do TCM:
- Fagner Brito (PRB)
- Giuvan de Sousa (PPS)
- Francileide (PTB)
- Beta Ivo (PRP)