A ausência prolongada do prefeito de Limoeiro do Norte ganha destaque no site G1, do grupo Globo
18 de setembro de 2023 às 13:04
A ausência prolongada do prefeito de Limoeiro do Norte foi o destaque de uma matéria publicada no site G1, do grupo Globo, ontem (17). O sumiço do prefeito tem gerado crescente insatisfação nos munícipes e o caso já vem ganhando repercussão a nível nacional.
Há oito meses, o chefe do executivo municipal não é visto em público, e a resistência de Lucena em pedir afastamento vem porque, neste caso, assumiria sua vice-prefeita, Dilmara Amaral (PDT), com quem o prefeito é rompido politicamente. Esse fato tem chamado a atenção da mídia e da opinião pública.
A oposição aponta que a ausência do prefeito viola a Lei Orgânica do município, que funciona como uma espécie de “Constituição” da cidade. De acordo com a lei, o prefeito não pode se ausentar do município por mais de 15 dias sem permissão da Câmara dos Vereadores, sob pena de perda do mandato.
No processo administrativo conduzido pelo MP, também é apontado que, embora o Zé Maria Lucena esteja teoricamente ausente, o Executivo municipal continua enviando projetos para a Câmara - o que levanta o questionamento de quem está exercendo as funções do prefeito.
A reportagem completa do G1 pode ser acessada através do link: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/09/17/prefeito-de-cidade-cearense-nao-e-visto-ha-8-meses-e-nao-passa-cargo-para-vice.ghtml