2023 deve ter três eleições suplementares em municípios do Ceará
16 de janeiro de 2023 às 09:24
O ano de 2022 que já terminou poderá ser lembrado pela polarização de ideias do campo político. Tal qual o desfecho surpreendente em Brasília que tirou Bolsonaro do poder apesar de seu forte arsenal midiático, e reconduziu ao cargo o candidato petista Lula, no município cearense de Baixio também houve surpresas: a cidade teve novas eleições depois que o prefeito foi afastado e em pelo menos outras três deve haver escolha de novos gestores em 2023. Os números foram levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Em 2022 município de Baixio foi o único a ter eleição suplementar.
E para 2023 já há anúncio de pelo menos três eleiçoes suplementares no Ceará, um dos municípios é Iguatu, mas na última semana de dezembro de 2022, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, decidiu suspender o pleito até o julgamento final do Recurso Especial interposto pelo prefeito e pelo vice-prefeito de Iguatu, ora afastados, Ednaldo de Lavor Couras e Franklin Bezerra da Costa.
Palhano deve ter nova escolha de prefeito em fevereiro de 2023, depois que tanto o prefeito como o vice, morreram em decorrência de problemas de saúde. Outro município onde a população também voltará às urnas em fevereiro é Pacujá. Conforme o TRE-CE, em outubro do ano passado, o prefeito Raimundo Rodrigues de Sousa Filho o vice-prefeito José Silva de Abreu tiveram suas cassações mantidas pelo TRE.