TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Suspeito de tráfico internacional de drogas é preso pela PF em condomínio de luxo em Aquiraz

09 de novembro de 2020 às 11:04 - Atualizado em 09/11/2020 11:07

undefined

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (9), em um condomínio de luxo no Porto das Dunas, em Aquiraz, um homem investigado por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A polícia também cumpriu três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e Barbalha, onde um outro homem foi preso. A ação faz parte da "Operação Símios", que cumpre mandados no Ceará e em outros cinco estados. 

Conforme a Polícia Federal, o suspeito preso no condomínio de luxo em Aquiraz mora em Juazeiro do Norte e estava em um apartamento alugado no condomínio. Após a prisão, o homem foi levado para a sede da superintendência da PF, em Fortaleza. Já o homem preso em Barbalha, foi encaminhado para a Delegacia Municipal da cidade.

Nos outros estados, foram emitidos mandados para Jaboatão dos Guararapes (PE), Bonito (PE), Petrolina (PE), Natal (RN), Parnamirim (RN), Teresina (PI), São Paulo (SP), Sumaré (SP) e Cuiabá (MT). Oitenta policiais participam da ofensiva, que cumpre, ao todo, 22 mandados.

As investigações que resultaram na "Operação Símios" tiveram início com a apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas, no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019. De acordo com a Receita Federal, responsável pelo flagrante, o material seguiria para a Bélgica.

 
Segundo a PF, o grupo criminoso é formado por integrantes espalhados por estados do Nordeste, mas com atuação também no Norte do País. As lideranças da organização têm raízes no roubo e furto de cargas e, por isso, já foram alvos da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010, nos Estados de Rio Grande do Norte e Paraíba. Além disso, a polícia detectou relação dos criminosos desse grupo com lavadores de dinheiro na Região Sudeste e Centro-Oeste.

Ao todo, 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas; organização criminosa; e lavagem de dinheiro. As penas desses crimes podem variar de três a 20 anos de reclusão.

A Operação Símios é realizada em conjunto com a Operação Pojuca, conduzida pela Polícia Federal no Pará, devido ao grupo também ser responsável por ações criminosas do mesmo tipo em porto daquele Estado.