TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Silas Malafaia é alvo de operação e é conduzido coercitivamente à PF, diz jornal

16 de dezembro de 2016 às 09:06 - Atualizado em 16/12/2016 08:07

undefined

 

A Polícia Federal (PF) deagrou, na manhã desta sexta-feira (16), uma operação em 11 estados e no Distrito Federal (DF) contra uma organização criminosa investigada por corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o pastor Silas Malafaia é um dos alvos da operação e foi conduzido coercitivamente à sede da PF. 

Segundo a PF, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão temporária, 29 de condução coercitiva e 52 de busca e apreensão. Ainda foram expedidos três mandados de sequestro de imóveis e decretado bloqueio de valores que podem alcançar R$ 70 milhões. A Polícia Federal não divulgou os nomes das pessoas investigadas. 

O esquema criminoso seria encabeçado por um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP), que possuía informações privilegiadas a respeito de dívidas de royalties e oferecia serviços de dois escritórios de advocacia e de uma empresa de consultoria a municípios com créditos de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). 

De acordo com o jornal, Malafaia teria participado da lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema. Ele é suspeito de emprestar contas da instituição dele para ajudar a ocultar dinheiro.

DN