TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Sejus investiga imagem com dezenas de presidiários com celular no Ceará

Material foi encaminhado para o setor de inteligência da secretaria. Investigação diz que imagem não deve ser recente e não aponta o local.

26 de julho de 2016 às 08:11

undefined
Secretaria da Justiça do Ceará investiga imagem com dezenas de presidíarios falando ao celular 

A Secretaria da Justiça e da Cidadania do Ceará (Sejus) investiga imagens que mostram dezenas de presos em um pátio conversando por meio de aparelhos telefônicos. De acordo com o órgão, o material foi encaminhado para a Coordenadoria de Inteligência, mas ainda não é possível confirmar se o fato ocorreu em uma unidade cearense.

A imagem foi compartilhada nas redes sociais com informações de que foram registradas na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, na Grande Fortaleza, o que a Sejus nega.

Um agente penitenciário que não quer ser identificado diz que CPPL II está controlada, mas as unidades vizinhas do mesmo complexo prisional seguem com prisioneiros soltos em pátios e quadras. "Se esse vídeo for recente e real, ele deve ter sido feito nas unidades cinco ou seis, onde os presos ainda estão soltos. A CPPL II os presos já estão nas celas ", afirma.

A Sejus confirma que os internos estão em um pátio nas duas unidades citadas pelo agente, porém, ressalta que uma investigação preliminar aponta que as imagens não são recentes e não apontam o local.

Os presos são mantidos em pátios nos presídios desde junho, quando houve uma rebelião com depredação de celas e outros departamentos do presídio.

Drogas, bebidas e música


A Secretaria de Justiça do Ceará ainda investiga um vídeo que circulou, em junho, nas redes sociais e mostrava uma suposta festa de detentos com forró e drogas dentro de unidade prisional do Ceará. A secretaria - à época - informou que o vídeo foi encaminhado para a coordenadoria de inteligência para análise e ''caso seja confirmada a veracidade, as medidas necessárias serão tomadas''.

As imagens foram feitas por um aparelho celular e mostram vários homens ouvindo forró, dançando, bebendo e supostamente consumindo drogas. A festa teria sido na noite desta segunda-feira (13) no presídio Desembargador Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como Carrapicho, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

O Carrapicho foi uma das unidades prisionais em que ocorreram conflitos entre presos e manifestações de familiares durante a paralisação de agentes penitenciários ocorrida no último 21 de maio. Devido à paralisação, os presos fizeram rebeliões no presídio. Também no Carrapicho familiares fizeram protesto em frente à penitenciária por não conseguirem visitar os .detentos.

Greve e rebeliões
As rebeliões ocorreram durante e após a greve dos agentes penitenciários. Segundo a Secretaria da Justiça, a motivação dos conflitos foi a suspensão das visitas nas unidades prisionais. De acordo com a Polícia Militar, os detentos quebraram cadeiras, grades, armários e queimaram colchões em diversos presídios.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou a morte de 14 presos durante as rebeliões ocorridas nos presídios cearenses em junho. os óbitos foram confirmados pela pasta após análises da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

G1/CE