TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Rebelião simultânea destrói seis presídios cearenses, bloqueia a BR-116 e dexa 2 mortos

21 de maio de 2016 às 14:50 - Atualizado em 21/05/2016 14:53

undefined
No Presídio Feminino, as detentas quebraram grades e tocaram fogo em várias celas

O caos se instalou no Sistema Penitenciário do Ceará neste momento. Por conta da suspensão das visitas do fim de semana, em virtude da greve deflagrada nesta madrugada pelos agentes penitenciários, os presos de seis unidades carcerárias da Região Metropolitana de Fortaleza decidiram, de forma simultânea, iniciar uma mega-rebelião, batizada de “Salve Geral”, ordenada pelas facções criminosas PCC e Comando Vermelho.

“Está tudo destruído. As cadeias estão neste momento totalmente dominadas pelos presos”. A informação é do servidor de um dos presídios atingidos pelo levante coletivo. Até o momento, há registro de que houve destruição completa nas seguintes unidades: Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) 1, 2, 3 e 4, todas localizadas em Itaitinga; no Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz; e  no Presídio do Carrapicho, em Caucaia.

A onda de rebeliões teve início por volta de 10:00 e chegou ao seu clímax no começo da tarde, quando os detentos das seis unidades destruíram grades das celas e das galerias, tocando fogo em colchões, lençóis, roupas, objetos pessoais e tudo mais que encontraram pela frente. Sem a presença dos agentes penitenciários, eles ficaram à vontade para realizar a destruição completa das grades e trancas na área de carceragem e só não chegaram os setores administrativos porque foram repelidos com tiros de balas de borracha disparados pelos poucos agentes que estavam do lado de fora e com a chegada do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).

Mulheres também

Do lado de fora, as mulheres dos presos também se rebelaram e tocaram fogos em pneus e pedaços de madeira, bloqueando a BR-116 na pista que segue da Capital em direção ao Interior. Patrulhas da Polícia Rodoviária Federal foram kobilizadas para tentar dispersar as manifestantes e liberar o tráfego. Um gigantesco engarrafamento foi registrado na BR.

Neste momento há também notícias de que, pelo menos, dois presidiários estão mortos, sendo um executado a golpes de cossoco na CPPL 3,  e outro cujo corpo foi queimado e arrastado na CPPL 1.  “Ainda não confirmamos as mortes, mas falam que os corpos estão lá dentro e não temos como entrar”, confirmou outro agente.

Ao contrário do que foi informado na última quinta-feira pelo Governo do Estado, a tropa do Batalhão de Choque da PM não entrou nas unidades, permanecendo no lado externo somente para garantir que não ocorram fugas. Como não houve intervenção policial dentro da cadeia, a desordem se instalou. Além disso, teriam sido descobertos nesta madrugada de sábado dois túneis, nas CPPLs 1 e 2.  

O cenário de destruição poderá ser ampliado amanhã, já que estariam previstas visitas em outras duas unidades do Sistema, a Penitenciária da Pacatuba e o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga. Como, provavelmente, não haverá também condições dos internos receberem seus familiares no domingo, a expectativa é de mais violência.

Até o momento, a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Por Fernando Ribeiro