TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Presídios do Ceará registram casos de fuga, escavação e morte em 24 horas

A greve dos agentes penitenciários do Ceará deve ser protocolada nesta manhã em um contexto de fuga, escavação para resgate e morte de presos em unidades prisionais. Visitas devem ser suspensas durante a paralisação, alerta sindicato

17 de maio de 2016 às 08:19

undefined


Com greve anunciada pelos agentes penitenciários do Ceará, que deve ser protocolada hoje, às 10 horas na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e no Palácio da Abolição, o sistema prisional registrou, em menos de 24 horas, três diferentes problemas na Região Metropolitana. Um deles foi a fuga de presos na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) IV, em Itaitinga. Outro episódio foi a descoberta de um túnel que levaria à Penitenciária de Pacatuba, onde estão detentos como o Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, considerado o mentor do furto ao Banco Central, em 2005. Também houve a morte de um detento no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga.

Em Pacatuba, o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Maracanaú, tenente-coronel Océlio Alves, diz que aproximadamente 15 pessoas participavam da escavação, que teria como finalidade o resgate de presos. O túnel partia de uma residência nas proximidades da unidade prisional da Pacatuba. Por volta das 22 horas do último domingo, em uma das casas investigadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) na área, foi encontrado rádio de comunicação e balança de precisão que iriam ser jogados dentro da unidade.


Em outra residência, foi encontrado um homem apontado pela Polícia Militar como o responsável pela entrega de água e alimentação para o grupo que trabalhava na escavação. Foram presos Antônia Rafaela Gomes da Silva, 31 anos, e João Figueiredo do Nascimento, 19.

Conforme o tenente-coronel, Rafaela é companheira de um interno da unidade de Pacatuba. O flagrante foi realizado na Delegacia Metropolitana de Maracanaú e encaminhado à Delegacia de Pacatuba na tarde de ontem.


Sobre a fuga na CPPL IV, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Valdomiro Barbosa, diz que sete detentos fugiram e seis foram recapturados. Eles teriam serrado as grades da parte superior da unidade. No entanto, a Sejus afirma que a contagem dos presos ainda não teria sido efetivada.


No IPPO 2, a Sejus informa, por meio de nota, que Francisco Rogério Dantas foi encontrado com lesões corporais. “O interno respondia por receptação e formação de quadrilha e será feita investigação para apurar os motivos da morte. Ele estava no IPPOO II desde 2015”, divulgou. O detento é o 15º morto neste ano em unidade prisional. 

Greve de agentes


Valdomiro Barbosa prevê que a greve dos agentes penitenciários comece à 0 hora do dia 21 de maio, por prazo indeterminado, caso as reivindicações não sejam atendidas. As principais reivindicações seriam reajuste da gratificação de risco de 60% para para 100%, auxílio alimentação e concurso para três mil vagas e participação no sistema de metas da Secretaria da Segurança da redução de criminalidade. Durante a greve, as visitas aos presos devem ser suspensa.

O Povo