TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

População ainda não sente efeitos da chegada do Batalhão Raio no Interior

27 de junho de 2016 às 07:50

undefined
(Foto: Ariel Gomes/Governo do Estado)

Por trás de uma grade instalada na entrada da mercearia, a comerciante Lourivalda Marques, moradora do Bairro Campo dos Velhos, próximo do Centro de Sobral, atende sua clientela, que não tem acesso ao espaço. As mercadorias são entregues por uma pequena abertura. Antes, as pessoas circulavam entre as prateleiras para escolher o que quisessem; mas faz cinco anos que tudo mudou.

O comércio de dona Lourivalda foi assaltado quatro vezes da mesma forma: à luz do dia, adolescentes a pé ou de bicicleta chegam, anunciam o assalto e levam todo o apurado da caixa registradora.

A grade, instalada para proteção, não impede a ação dos assaltantes, que geralmente portam armas de fogo. A comerciante, que teme mostrar o rosto, ou até mesmo a fachada de seu comércio, diz que não perde mais tempo em busca da ajuda da Polícia, pois em nenhum momento, após prestar queixa na delegacia, teve algum dos roubos solucionados. “Todas as vezes que fomos assaltados, eles entraram e levaram tudo. Chegam de cara limpa, sem medo de serem identificados. Já pensei até em fechar de vez o comércio, porque não aguento mais; sem falar no risco que minha família corre, todos os dias.

Reforço policial

Inaugurado em outubro do ano passado, como medida de impacto contra a violência, não apenas em Sobral mas em todas a região Norte, o batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), conta com 74 profissionais, divididos em oito equipes, 32 motos e duas viaturas, faz parte do projeto de interiorização do Batalhão, sendo Sobral o terceiro município do Ceará a receber equipes fixas do batalhão especializado no patrulhamento tático com motos, beneficiando 33 municípios da Região Norte.

O batalhão faz parte do projeto de interiorização do BPRaio, que atua nas principais cidades do Interior, com 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Desde sua instalação, a maior apreensão de drogas na região se deu em maio deste ano,

quando foram tirados de circulação 1,5 quilos de maconha, além de armas e crack, comercializados num ponto de venda de drogas no Residencial Nova Caiçara, na periferia de Sobral.

Estatísticas

De acordo com dados da Coordenadoria de Operações de Segurança, da Célula Sobral, neste ano foram registrados 89 homicídios na região; 32 deles no município de Sobral, que lidera o ranking, seguido de Tianguá (12), Camocim (12), Coreaú (6), São Benedito (6), Cariré, Forquilha e Guaraciaba do Norte (3), Santana do Acaraú, Viçosa do Ceará, Ubajara, Granja e Massapê (2), além de Ibiapina e Chaval (1). Os registros também apontam que o ano de 2015 fechou com 225 homicídios.

Para o comandante do Raio, major Adeílson Santiago, a partir da implantação do reforço policial tem sido notada redução nas ocorrências, principalmente as com morte. “No nosso levantamento mês a mês, temos notado queda em todas as ocorrências, desde furtos, roubos e homicídios, se compararmos com o mesmo período do ano passado. A partir da implantação, o decréscimo do índice de homicídios tem sido constante. Em Sobral, neste ano, de janeiro a maio, registramos 30 homicídios; no mesmo período, em 2015, foram registradas 48 dessas ocorrências”, disse.

Apoio aéreo

(Foto: Ariel Gomes/Governo do Estado)

 

Na Região Norte, o Raio conta com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), o que permite ação permanente da Coordenadoria, cobrindo todos os municípios, com uma população de 1,8 milhão de habitantes. O objetivo é diminuir o tempo de resposta com uma aeronave fixa, que leva cerca de 20 minutos de voo ao atendimento de ocorrências na divisa do Ceará com o Piauí.

 

Diário do Nordeste