TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Polícia Federal mira Ricardo Salles em operação que apura exportação ilegal de madeira

19 de maio de 2021 às 08:04

undefined

O ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, é um dos alvos da Operação Akuanduba, deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) pela Polícia Federal para apurar um esquema de exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e a Europa.

Ao todo, a PF cumpre 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pará. Cerca de 160 policiais estão envolvidos no cumprimento das medidas expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte determinou ainda o afastamento de 10 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no MMA e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Houve também a suspensão imediata da aplicação de um despacho, emitido em fevereiro de 2020. Isso porque, ao contrário dos normativos e pareceres técnicos do Ibama, o documento permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações. 

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", destacou a PF.

Com informações do Diário do Nordeste