TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Polícia desativa laboratório de drogas da "Família do Norte" e prende traficantes em Maracanaú

25 de janeiro de 2017 às 09:35 - Atualizado em 25/01/2017 08:36

undefined

 

Uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prendeu três pessoas ligadas a facção criminosa "Família do Norte" acusadas de fabricarem e traficarem drogas. De acordo com a Polícia, eles eram responsáveis, principalmente, pelo abastecimento do entorno da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, a Polícia desativou um laboratório de fabricação de drogas e apreendeu mais de 33 quilos de entorpecentes e insumos. Durante entrevista coletiva realizada na tarde de ontem, o delegado titular da Draco, Osmar Berto Silva, disse que o grupo já estava sendo investigado.

As prisões de Nilson Alves Ramos, 38 anos; Keytilene Rabelo dos Santos, 26 anos, mais conhecida como “Keyte” e de Tiago Bandeira de Lima, 26 anos, aconteceram no final da tarde de segunda-feira (23), após os policiais identificarem os locais onde o grupo faria as entregas das drogas. “Eles se dividiram e iriam fazer duas entregas simultâneas dois locais diferentes. Uma delas aconteceu em um posto de combustível nas proximidades do quarto anel viário, no bairro Pedras”, falou. Segundo ele, na abordagem, Nilson e “Keyte” estavam dentro do carro. Lá, já foi encontrado uma certa quantidade de drogas entre cocaína e crack. De lá, as equipes de apoio seguiram para a casa da “Keyte”, no bairro da Pajuçara, em Maracanaú e da mãe dela, localizado no bairro Cidade Nova. Nesses locais, a Polícia encontrou drogas dentro de um guarda-roupa e dentro de um veículo.

A prisão de Tiago Bandeira aconteceu no estacionamento de um supermercado atacadista em Maracanaú. “Ele estava em um veículo quando foi abordado pelos policiais. Na vistoria, os policiais encontraram cocaína e cerca de 4 quilos de maconha debaixo dos forros das portas do carro”, disse o delegado.

Laboratório

Com a prisão dos três, a Polícia conseguiu chegar ao laboratório da quadrilha, no município de Acarape. As equipes foram ao local e lá, apreenderam artefatos, como balança de precisão, utensílios domésticos, duas prensas de grande porte e vários produtos químicos utilizados para o desdobramento das drogas. “Eles compram a droga pura, em pequena quantidade, e fazem misturas para que a droga aumente de volume e, consequentemente, aumente o lucro da quadrilha”, explicou. No local, também foi apreendida uma saca com mais de 20 quilos de mineíta, substância colocada no refino da droga junto com outras substâncias.

Por volta de 12 horas de ontem, a Polícia foi até um sítio de propriedade de Nilson, no município de Pacatuba. Lá, apreendeu um rifle calibre 44, de uso restrito, com dez munições, além de cerca de três quilos de drogas e três balanças de precisão.
Os três foram autuados em flagrante por tráfico, associação para o tráfico, organização criminosa, além de posse ilegal de arma de fogo. Nos depoimentos, o delegado Osmar Berto disse que, “apesar de Nilson ser o principal alvo da operação, Keytilener Rabelo assumiu toda a propriedade da droga e que ele estava apenas fazendo um frete para ela”.

Antecedentes

Segundo a Polícia Civil, “Keyte” já responde a seis procedimentos criminais, sendo três por homicídios, e os outros por lesão corporal dolosa, tráfico, associação para o tráfico de drogas e crime contra a administração pública. Nilson Alves Ramos já foi preso por policiais da Delegacia de Narcóticos, em 2008. Aos policiais, ele apresentou identidade falsa, com o nome do irmão, já falecido. Tiago responde por tráfico de drogas e homicídio.