TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Polícia Civil prende articulador de assaltos a bancos no Ceará

04 de janeiro de 2017 às 10:14

undefined

 

A Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), prendeu, na última sexta-feira (30), Antônio Erialdo Gomes de Souza, 27, acusado de articular assaltos a bancos no Ceará e de ter participação nos ataques em São Paulo. De acordo com o titular da DRF, Raphael Vilarinho, Erialdo era responsável por trazer assaltantes de São Paulo para praticar o crime nos municípios cearenses. Ele também é investigado de chefiar o tráfico de drogas em Pedra Branca, cidade em que reside.

Conforme informações repassadas ontem, durante coletiva de imprensa, o assaltante foi preso enquanto fazia compras em um supermercado na Avenida Mister Hull, em Fortaleza. Ele estava foragido em São Paulo desde que cometeu assalto a uma instituição financeira no município de Senador Pompeu, no dia 10 de agosto do ano passado. A informação é de que retornou ao Ceará para passar as festas de fim de ano quando foi abordado com o mandado de prisão. “O Erialdo tinha função muito importante no ataque em Senador Pompeu, foi ele quem conseguiu o explosivo no estado de Pernambuco, em um furto grande que teve à época e trouxe o explosivo para cá”, ressaltou Vilarinho.

Ainda de acordo com o delegado, no assalto a banco em Senador Pompeu, oito homens foram presos. Houve troca de tiros entre a Polícia e os bandidos, ficando um morto, mas Erialdo fugiu. Dias antes, em 30 de julho, o mesmo já havia realizado outro assalto a banco em Pedra Branca.

A função do criminoso, além de realizar os assaltos e trazer os assaltantes paulistas, seria de identificar qual banco seria atacado, qual a cidade alvo, adquirir os explosivos e de dar apoio logístico, alugando casas para os criminosos nas localidades próximas aos bancos.

Participação em SP


Segundo Vilarinho, a possibilidade de que Erialdo tem relação a assaltos a bancos em São Paulo não foi descartada. “Erialdo é um indivíduo de alta periculosidade, muito articulado nos ataques às instituições financeiras aqui no Ceará e em São Paulo”, afirmou. “Estamos entrando em contato com São Paulo para difundir as informações, e acredito que ele participava de ataques lá. A organização criminosa dele é formada por cearenses e paulistas”, completou.

O criminoso já responde por furto na cidade de Pedra Branca e está sendo investigado por tráfico de droga na mesma cidade. “Essa é uma prisão muito importante para a sociedade. A gente acredita que, com a prisão dele, vai diminuir, mais uma vez, o ataque a bancos no Ceará. Estamos investigando também a informação de que ele é o chefe do tráfico de drogas em Pedra Branca. Essa informação está sendo aprofundada e, se confirmar, ele também responderá por esse crime”, destacou Vilarinho.

Quadrilha


Segundo informações do delegado, os próprios presos no assalto em Senador Pompeu delataram o envolvimento de Antônio Erinaldo, que confessou sua participação à Polícia. Agora, a DRF está dando prosseguimento às investigações e segue em contato com a polícia de São Paulo. De acordo com Vilarinho, há ainda cerca de seis mandados de prisão com jurisdição, tanto em São Paulo como no Ceará. O delegado afirma que todos estão cientes dos mandatos, mas encontram-se foragidos.