Polícia apreende 2.956 armas de fogo no primeiro semestre no Ceará
Número representa 492 armas apreendidas por mês no Ceará.
14 de julho de 2016 às 07:58 - Atualizado em 14/07/2016 07:58
A polícia apreendeu 2.956 armas de fogo no primeiro semestre deste ano no Ceará, conforme estatística da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O número é equivalente a 492 armas apreendidas por dia no estado. Na comparação com igual período de 2015, houve uma redução de 9% nas apreensões.
Ao todo, foram 525 armas encontradas durante as ações dos agentes de segurança. Logo em seguida, vem o mês de março, com 514 apreensões.
Com 454 apreensões, fevereiro foi o que apresentou menor taxa. Somente durante o carnaval foram apreendidos 66 armamentos.
Principais apreensões
Uma das principais operações realizadas pela Polícia Civil foi a apreensão de um "arsenal de guerra" que seria utilizado em assaltos a bancos no estado. Ao todo foram apreendidas 60 armas, incluindo fuzis AK-47, que são utilizados por exércitos de outros países. Quatro homens foram presos.
Em outra operação da Polícia Militar foi apreendido um arsenal com 12 revólveres e escopetas na Região do Vale do Jaguaribe. Sete pessoas foram presas em flagrante.
Policiamento
A SSPDS informou que as apreensões de armas de fogo no Ceará fazem parte dos resultados que vêm sendo obtidos com a integração entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, que fazem parte das diretriz do Programa Em Defesa Vida.
Em nota, a pasta ressaltou que a retirada de armas de circulação colabora com a diminuição no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
A SSPDS acrescentou que há dez meses seguidos o Ceará vem registrando redução no número de CVLIs. O mês de junho deste ano apresentou uma redução de 11% nos CVLIs no Estado, que é o melhor resultado desde fevereiro de 2012.
G1/CE