TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

PMs do Ronda são presos em Fortaleza acusados de praticar crime de extorsão

25 de dezembro de 2015 às 08:55

Visão lateral da viatura policial do Ronda.

Três policiais militares foram presos em flagrante, na noite de quarta-feira (23), sob a suspeita da prática de crime de extorsão. Eles pertencem ao Batalhão de Policiamento Comunitário, o Ronda do Quarteirão, e foram detidos em serviço, quando patrulhavam na Área Integrada de Segurança Dois (AIS-2), na região do Grande Bom Jardim, na zona Sul de Fortaleza.

Segundo as informações preliminares colhidas pelo Comando. Os policiais ocupavam a viatura Hilux de prefixo RD-1289 e estariam extorquindo moradores daquele setor da cidade. A denúncia foi feita à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Os militares foram detidos e reconhecidos pelas vítimas. Eles acabaram recebendo voz de prisão do major Jandrey, do Comando do Policiamento da Capital (CPC).

A Polícia Militar não divulgou os nomes dos PMs envolvidos. Eles agora permanecem presos disciplinarmente e vão responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará. Os três PMs, soldados, poderão, ao final das investigações, serem expulsos da Corporação.

Outra investigação

A CGD continua realizando investigações que apontam o envolvimento de “agentes da Segurança Pública” na chacina que deixou, pelo menos, 11 pessoas mortas na madrugada do dia 12 de novembro último, nas comunidades da Lagoa Redonda, Curió e Conjunto São Miguel, na Grande Messejana.

Conforme as três delegadas que investigam a matança, fortes indícios da participação de policiais no crime levaram o caso a ser transferido da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para a Delegacia de Assunto Internos (DAÍ), órgão executor da CGD.

Nos últimos dias, equipes da DAÍ fizeram buscas nas residências de vários policiais militares, cumprindo mandados judiciais, e apreenderam telefones celulares, armas, munições e até coturnos que serão submetidos à perícia.

CN7