TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

PF realiza 'Operação Linha Amarela' contra fraude no Fundeb no Ceará

19 de novembro de 2015 às 15:02

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (19), a Operação Linha Amarela, para desarticular uma organização especializada em fraudes contra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As investigações apuraram um desvio presumido de mais de R$ 7 milhões. A ação contou com 120 policiais que cumpriram quatro mandados de prisão temporária, 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de busca e apreensão específicos de veículos, expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte.

Investigações

Com apoio do Ministério Público Federal, as investigações iniciaram a partir de processos administrativos abertos pelo MPF em Juazeiro do Norte, que apontavam supostas irregularidades nas licitações das prefeituras de Juazeiro do Norte e Assaré para contratação de serviço de transporte escolar naqueles municípios.

O “modus operandi” consistia na abertura de empresas de fachada que concorriam entre si, visando o superfaturamento dos serviços contratados com concorrências simuladas entre empresas do mesmo grupo. Os desvios também ocorriam com a duplicação ou acréscimo das rotas feitas pelos ônibus escolares contratados e a subcontratação de outras empresas.

G1.