TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Operação recupera 38 residências do 'Minha Casa' de famílias expulsas por facções no Ceará

12 de dezembro de 2019 às 09:28

undefined

 

Trinta e oito apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida que estavam ocupados por membros de facções após expulsar os proprietários legais foram recuperados durante uma operação policial no Residencial José Euclides Ferreira Gomes, em Fortaleza. Segundo moradores, criminosos forçavam jovens a se filiarem a um bando e ameaçavam as famílias de morte caso não deixassem o residencial popular.

A reintegração de posse foi determinada pela Justiça em 26 de novembro, data em que a polícia iniciou uma operação para recuperar as residências e devolver aos proprietários. A procuradora da República que acompanha o caso, Nilce Cunha Rodrigues, afirma que 14 mandados de desocupação ainda devem ser cumpridos.

Nos 14 casos, membros de facção criminosa seguem ocupando ou venderam ilegalmente as casas do Residencial José Euclides Ferreira Gomes que pertencem a famílias expulsas. A procuradora afirma que, em alguns casos, mesmo com reintegração de posse legal, as famílias têm medo de retornar ao lar e sofrerem represália das facções.

“Nós recebemos várias denúncias de proprietários que precisaram sair das suas residências à força por facções criminosas. Começamos então essa operação para a reintegração, recuperação, mas muitos [proprietários] ainda têm medo de retornar ou fizeram até o destrato com a Caixa”, explica.