TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Operação da PF em Fortaleza desarticula quadrilha acusada de fraudes na Caixa Econômica

01 de junho de 2016 às 11:56

undefined


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (1) em Fortaleza a Operação Caixa Preta. O objetivo é desarticular organização criminosa envolvida na prática de fraudes contra Caixa Econômica Federal.

Foram cumpridos 38 mandados expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, sendo 15 de prisão temporária e 23 de busca e apreensão. O grupo criminoso é formado por empregados públicos da Caixa Econômica Federal, empresários, contadores e pessoas físicas que figuram como sócios “laranjas” de empresas de fachadas, criadas para obtenção de empréstimos fraudulentos ou destinatárias dos recursos.

As investigações apontam que a organização criminosa agia inicialmente aliciando pessoas para integrar o quadro societário de empresas de fachada. Na sequência, o grupo ocupava-se da elaboração da documentação falsa para instruir os pedidos de empréstimo.

Segundo a PF, as fraudes causaram um prejuízo à Caixa Econômica Federal superior ao montante de R$ 50 milhões. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupções ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome “Operação Caixa Preta” é alusivo ao trabalho desenvolvido pela auditoria da Caixa Econômica Federal que por meio do monitoramento e controle da regularidade dos contratos de empréstimos existentes constatou fraudes em diversas operações de créditos relacionadas à mesma organização criminosa.

CN7