TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Onze pessoas são condenadas por fraudes milionárias em agência do Banco do Nordeste no Ceará

15 de fevereiro de 2020 às 16:14

undefined

 

Onze pessoas foram condenadas na Justiça Federal no Ceará por fraudes milionárias no Banco do Nordeste (BNB). As informações são de que as fraudes envolvendo funcionários públicos e empresários resultaram em um desvio superior a R$ 15 milhões, quantia que seria destinada a programas da União. Apontado como mentor do esquema, o ex-gerente do BNB Ricardo de Menezes Maia foi sentenciado a 25 anos de prisão em regime fechado. A decisão foi proferida no dia 11 deste mês.

Segundo a denúncia, oferecida pelo Ministério Público Federal em 2002, irregularidades no BNB da cidade de Maracanaú, na Grande Fortaleza, violaram as normas de concessão de crédito na instituição com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nove pessoas suspeitas de envolvimento no crime foram absolvidas.

De acordo com a sentença, Ricardo de Menezes era o responsável por inserir informações falsas na avaliação de risco, como mascarar a caracterização de empresas de fachada; elaborar e convalidar propostas irregulares; acolher notas fiscais falsas ignorando as normas regulamentares da segurança do banco; e frustrar as expectativas do banco na recuperação de valores.

Segundo o advogado Delano Cruz, responsável pela defesa de Menezes, um pedido de apelação será feito com o objetivo de reduzir a pena ou reverter a condenação.

Em nota, o BNB afirmou ter instaurado processos administrativos logo após o indício de irregularidades. "Os processos resultaram em sanções a quadros internos, incluindo demissão de funcionários. A decisão do último dia 11 diz respeito ao processo judicial que se seguiu às auditorias internas".