TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Número de mortes de agentes de segurança cresce 25% no Ceará

09 de maio de 2017 às 08:20

undefined

 

Um roubo que se transformou em latrocínio após a suspeita de que a vítima seria um policial. Conforme a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), essa foi a motivação para a morte do soldado da Reserva da Polícia Militar José Carlos Vasconcelos, na manhã do último sábado, 6. Essa foi a segunda morte de policial em quatro dias. Na última quarta, 3, o soldado Gledson Matias foi morto durante assalto, quando voltava da igreja, no bairro Ellery.

Com os últimos dois casos, sobe para 12 o total de agentes de mortos no Ceará, segundo a Associação dos Profissionais de Segurança (APS). Até o dia 7de maio do ano passado, foram nove mortes. O aumento corresponde a 25%.

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por envolvimento na morte de José Carlos. Em depoimento, ele afirmou que um homem, de 18 anos, também teria participado do crime efetuando o disparo. O suspeito segue foragido. Armas, cerca de R$ 19 mil, munição e crack foram encontrados próximo à residência do adolescente. As informações foram divulgadas na manhã de ontem, em coletiva na sede DHPP, no Bairro de Fátima. O adolescente já respondia por duas apreensões de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e vai responder por roubo qualificado e homicídio qualificado.

O jovem foi encontrado na residência da irmã, no Jardim Iracema, mesmo bairro onde o crime aconteceu. De acordo com Leonardo Barreira, diretor da DHPP, o adolescente admitiu a autoria e deu detalhes do crime. Segundo depoimento, o objetivo da ação seria roubar a motocicleta. “Quando percebeu que a vítima se tratava possivelmente de um policial, efetuou o disparo”, detalhou Barreira. Segundo o titular, o homem, comparsa do adolescente, percebeu a identidade do policial porque o mesmo estava armado.

A vítima teria sido abordada nas proximidades de casa pela dupla em uma motocicleta vermelha. Após ser baleado, o policial chegou a ser socorrido pela esposa, mas não resistiu ao ferimento. Ele havia entrado para a Reserva ainda como soldado, logo após entrar para a PM, em decorrência de um acidente de motocicleta que o impediu de continuar em atividade.

“Quem porventura atentar contra os órgãos de segurança pública vai ter uma resposta dentro da legalidade, firme e imediata”, declarou ainda Ciro Lacerda, titular da 6ª delegacia da DHPP, criada com o intuito de investigar assassinatos de agentes de segurança no Ceará. Por meio de redes sociais, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, declarou que a morte do PM foi motivada por “preconceito”.

O Povo