TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

MPCE deflagra operação 'De pai para filho' em Fortaleza e interior do Ceará

Operação resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão.Também foram cumpridos de 11 mandados de condução coercitiva.

26 de novembro de 2015 às 09:26

O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), a operação “De pai para filho”, que resultou no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão entre agentes públicos e familiares, além de proprietários de empresas prestadoras de serviços à Prefeitura Municipal de Pedra Branca. Segundo o MPCE, eles são investigados por fraude em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Entre os suspeitos estão ex-prefeito da cidade Antônio Góis Monteiro e os filhos dele.

De acordo com o MPCE, as buscas ocorreram nos municípios de Fortaleza, Pedra Branca, Boa viagem, Maracanaú, Quixadá e Canindé. Os trabalhos são coordenados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com os promotores de Justiça das respectivas cidades e com a Polícia Civil do Estado do Ceará.

Antônio Góis Monteiro Mendes

Antônio Góis Monteiro Mendes, ex-prefeito de Pedra Branca

Entre os mandados de condução coercitiva expedidos estão o do ex-prefeito de Pedra Branca, Antônio Góis Monteiro Mendes, bem como de seus dois filhos Lucas Pereira Mendes e Mateus Pereira Mendes, além de outros investigados. Além das conduções, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados.

Investigações

De acordo com as investigações, foram constatados nas contas dos investigados, principalmente de Antônio Góis e seus filhos, movimentações financeiras incompatíveis com os ganhos lícitos e declarados pelos mesmos. Também foi confirmada a origem de tais valores, constatou-se que muitos deles eram oriundos de empresas que prestavam ou prestam serviços ao município de Pedra Branca, em áreas como locação de veículos e construtoras, indicando a existência de possíveis esquemas criminosos. Os crimes investigados dizem respeito aos anos de 2010 a 2012.