TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Líder de cartel de drogas mexicano é preso pela PF em praia do Ceará

27 de dezembro de 2017 às 14:56

undefined

 

Um homem apontado como um dos líderes de um cartel de drogas mexicano foi preso pela Polícia Federal em uma praia de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, no fim da manhã desta quarta-feira (27). Conforme a PF, o mexicano já era procurado pelo governo dos Estados Unidos por suspeita de distribuir drogas em cidades americanas.

A Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão do Supremo Tribunal de Federal (STF). O suspeito, identificado como José Gonzales Valencia, 42 anos, conhecido como "Chepa", "Camaron" e "Santy", foi conduzido para a sede da superintendência da PF, em Fortaleza, onde está detido.

O delegado federal Aldair Rocha, da Divisão de Entorpecentes da PF, disse que o homem afirmou que faz parte de um dos maiores cartéis de drogas do México, chamado "Jalisco Nova Geração" (CJNG). A família do mexicano é uma das lideranças do cartel, e o suspeito preso em Fortaleza ficava responsável pela parte financeira da organização criminosa.

 

"Férias" no Ceará

 

O delegado PF informou que Jose Gonzales Valencia estava no Ceará desde o dia 22 de dezembro. A polícia passou a monitorar o suspeito após ele desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital. A polícia acredita que o traficante tenha vindo ao estado para passar férias com a família durante as festas de fim de ano.

Conforme investigações da PF, o mexicano estava hospedado em uma casa alugada na praia da Taíba, litoral oeste do Ceará. No início da tarde desta quarta-feira, os policiais seguiram o suspeito até as proximidades de um parque aquático em Aquiraz, onde ele se encontraria com a família. A PF identificou o alvo do mandado e deu voz de prisão.

Jose Gonzales Valecia foi levado para a carceragem da PF em Fortaleza, onde prestará depoimento. O delegado Aldair Rocha afirmou que o mexicano deve ser extraditado. O local para onde o preso será levado não foi divulgado pela PF.