TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Justiça determina ilegalidade da greve dos policiais civis do Ceará

Desembargador diz que policiais devem cumprir segurança na eleição. Sindicato dos policiais civis afirma que não foi notificado e defende greve.

28 de setembro de 2016 às 07:56

undefined

 

A Justiça determinou nesta terça-feira (27) a ilegalidade da greve dos policiais civis do estado. Segundo a sentença judicial, os 100% dos policiais devem retornar às atividades 24 horas após a notificação da decisão.

Em caso de descumprimento, a decisão determina multa diária de R$ 3 mil para o sindicato e R$ 800 para cada policial. A Justiça argumenta que os policiais civis devem cumprir o Plano de Segurança elaborado pela Secretaria de Segurança Público e Defesa Social para as as eleições, que ocorrem no domingo (2 de outubro).

Para o desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, autor da decisão, a ausência dos policiais nas eleições pode gerar “caos na sociedade”, com “consequências catastróficas”.

O Sindicato da Polícia Civil do Ceará (Sinpol) afirmou em nota que ainda não foi notificado sobre a decisão e que os servidores farão nesta quarta-feira (28) um ato no Bairro Aldeota para defender a legalidade da greve.

Greve


Policiais Civis iniciaram a greve na tarde de sábado (24). Entre as exigências feitas ao Governo do Estado, a categoria reivindica melhoria salarial, alegando que o Ceará possui o pior salário do Nordeste; aumento do efetivo e proibição dos desvios de funções. O sindicato afirma que é preciso evitar que os policiais civis deixem de investigar os crimes para fazer a custódia de presos recolhidos em delegacias.

"O reconhecimento do nível superior para Polícia Civil não é condizente com o salário. Com todo respeito, mas somos equiparados ao salário do soldado da PM", afirma o presidente do Sinpol, Francisco Lucas.

Na última sexta-feira o governo do Estado realizou audiência com representantes da categoria, onde foram apresentadas propostas com intuito de evitar a paralisação. No entanto, o sindicato diz que, por falta de prazos, o plano não foi aceito.