TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

GAECO e Polícia Civil deflagram operação contra fraudes em licitações em Limoeiro do Norte

15 de agosto de 2019 às 14:33 - Atualizado em 15/08/2019 14:33

undefined

 

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Limoeiro do Norte, foi realizada na manhã desta quinta-feira (15), contra fraudes em licitações na Prefeitura de Limoeiro do Norte, em certames ocorridos na atual gestão municipal.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, inclusive ocorrendo em uma das buscas um equívoco, onde os policiais foram em um endereço que atualmente funciona um escritório de advocacia e não uma das empresas alvo da operação. O advogado Cícero Júnior relatou o constrangimento de ter seu escritório visitado pela equipe e que já acionou a OAB para acompanhar o caso. Segundo o nobre advogado, há cerca de quatro anos ele estabeleceu seu escritório no tal endereço e não tem nenhum envolvimento com os investigados.

Segundo o Ministério Público, quatro empresas estão sendo investigadas,  R. A. de Sousa ConstrutoraJP ConstruçõesSuper Nova Comércio e Serviços e Lib Trato Feito Ltda, todas elas sendo acusadas de integrar um conluio para bular as licitações. Seus sócios concorriam conjuntamente, ferindo assim o princípio da ampla concorrência. Existe caso de pai concorrendo com filho, cliente concorrendo com contador, etc.

De acordo com o Ministério Público, o esquema das empresas atuava em Limoeiro, mas tem contratos também em, pelo menos, outros oito municípios, entre eles Jijoca de Jericoacoara e Quixeré.

O nosso portal de notícias TVJ1 já havia noticiado no mês passado sobre as investigações em curso e que uma dessas empresas já havia recebido nos últimos três anos mais de R$ 7 milhões em contratos com a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Operação display

Segundo os promotores de Justiça, empresários do grupo estavam ostentando uma riqueza incompatível com suas rendas, o que levou ao início das investigações. O nome da operação remete ao estilo de vida de alguns empresários do grupo, que gostavam de esbanjar fotos em lugares paradisíacos, bebidas caras e automóveis potentes. A tradução da palavra display do inglês para o português significa ostentação.

Documentos e computadores foram apreendidos nas residências dos emprsários e nas sedes das empresas. Conforme a promotoria, a partir desse material as investigações podem ser apronfudadas e até descobrir o envolvimento de mais empresas e de pessoas no esquema.