TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Fraudes na compra de remédio e material hospitalar são alvo de operação policial no Ceará

19 de outubro de 2017 às 08:33

undefined

 

A Polícia Civil do Ceará deflagrou nesta quinta-feira, 19, “Operação Medicar”, que apura fraudes na compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Pela manhã, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e diversos de busca e apreensão em empresas envolvidas e em prédios da Sesa.

Segundo a investigação, empresas envolvidas receberam do Estado mais de R$ 48 milhões entre 2015 e 2017. A operação aponta, por exemplo, ocorrência contratos com valor abaixo do mercado, firmados em licitações irregulares com objetivo de entregar produtos diversos ou de qualidade inferior àqueles efetivamente contratados pela pasta.

A troca de mercadorias era então “escondida” por meio da atuação de servidores da Sesa, que lançavam informações falsas nos sistemas de controle e geriam os contratos como “cartas de crédito”. Além disso, teriam ocorrido pagamentos a fornecedores antes da entrega das mercadorias, bem como o recebimento de materiais sem registro de vigilância sanitária.

Operação conjunta

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Ceará (MP-CE), com apoio do Ministério Público de Contas e da Delegacia dos Crimes Contra a Administração Pública.

Investigados são suspeitos dos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação, falsidade ideológica, fraude à licitação, entre outros.

O Blog Política entrou em contato com a assessoria da Sesa sobre o caso, mas ainda não obteve retorno da pasta. A análise dos documentos apreendidos ainda está em curso e pode desencadear novas ações dos órgãos de controle.