TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Força Nacional de Segurança usa drones para monitorar presídios

Tecnologia faz imagens aéreas para identificar movimentação nas unidades. Efetivo da Força atua para reforçar o policiamento no entorno dos presídios.

04 de junho de 2016 às 10:18

undefined


A Força Nacional de Segurança Pública, que há uma semana atua no Ceará a pedido do governador Camilo Santana, está utilizando drones para monitorar os complexos penitenciários na Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi repassada pelo Ministério da Justiça. Não foi detalhado em quais unidades o equipamento está sendo utilizado. O efetivo da Força atua para reforçar o policiamento no entorno dos presídios, intensificando a contenção externa.

Os dispositivos voadores, controlados remotamente, fazem tomadas aéreas, que, segundo o ministério, permitem o mapeamento das áreas e identificação de movimentação dentro e fora das unidades prisionais.

No balanço dos trabalhos desde o envio ao Ceará, a tropa informa que impediu uma fuga em massa de cerca de 50 detentos da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Barros de Oliveira Leal, conhecida como 'Carrapicho', na madrugada do domingo (29). Os presos tinham tentado escapar do complexo por um um túnel escavado nos fundos do presídio.

A Força Nacional também encontrou, na segunda-feira (30), dois túneis que tinham sido feitos na Casa de Privação Provisória 1 (CPPL 1). Um dos buracos dava acesso à lateral esquerda do presídio e outro à parte dos fundos da unidade. Desde então, nenhuma fuga de presos foi registrada.

Pedido de reforço 


Na quarta-feira (1º), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em Brasília, solicitou recursos para a recuperação dos presídios no estado e mais homens da Força Nacional de Segurança. Camilo pediu ainda a permanência da tropa no estado além do prazo já estimado de 15 dias.

Os pedidos seriam analisados pelo ministério, segundo informou o governo estadual. Mais de 100 agentes estão no Ceará há uma semana, a pedido do governador, devido ao agravamento da situação no sistema penitenciário cearense. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou a morte de 18 presos durante as rebeliões.

Os profissionais da Força começaram a atuar no Ceará no último sábado (28), em apoio ao sistema penitenciário. De acordo com a Portaria 583, de 23 de maio de 2016, que autoriza o emprego da Força Nacional no Ceará, o prazo de permanência da tropa é de 15 dias, podendo ser prorrogado, caso seja necessário. O envio da tropa foi autorizado pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

Esta é a segunda operação da Força Nacional no estado desde 2011. Em janeiro de 2012, o governo estadual tinha solicitado apoio federal para garantir a segurança da população durante a greve dos policiais militares.

G1