TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Falsos fiscais ambientais são presos suspeitos de extorsão em Fortaleza

Polícia informou que suspeitos chegavam a cobrar mil reais pela liberação. Grupo criou falsa ONG de proteção ambiental.

13 de setembro de 2016 às 08:26

undefined

 

Dois homens foram presos nesta segunda-feira (12) se passando por fiscais ambientais para extorquir dinheiro de criadores de animais no Bairro Acaracuzinho, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme a polícia, a dupla cobrava dinheiro irregularmente para liberar a criação de pássaros silvestres e outros bicho

Os suspeitos se identificavam como fiscais de um órgão chamado Grupo de Fiscalização Ambiental (GFA) e falavam que eram eram filiados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles forjavam autos de infração e apresentavam os papéis falsificados para recolher os animais e extorquir.

Para liberar os bichos, as vítimas deveriam pagar uma quantia em dinheiro, que era calculada pelos próprios "fiscais", sob pena de a pessoa ter de responder a crime ambiental. Conforme a polícia, os suspeitos chegavam a cobrar mil reais aos criadores para liberar os pássaros e não aplicar a multa.

A polícia chegou até os suspeitos após denúncias realizadas pelas vítimas. A dupla foi levada para o 20º Distrito Policial, em Maracanaú. Os envolvidos foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato.

Representantes do Ibama também compareceram à delegacia e disseram que o órgão já vinha recebendo denúncias sobre a dupla. A polícia informou que está investigando a participação de outras pessoas também suspeitas de participar do esquema.