TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Delegacia eletrônica registra cerca 900 boletins de ocorrência por dia

A divisão é responsável por, pelo menos, 15% dos registros de BOs do Estado

10 de setembro de 2015 às 14:54

Pessoas com faixas protestando em frente ao prédio da prefeitura municipal de Quixeramobim.

São 11 opções de registro: extravio, furto, roubos à pessoa e à residência, violação de domicilio, desaparecimento de pessoa; além de dano, injuria, difamação e calunia. (Foto: Reprodução)

Responsável por desafogar as delegacias distritais, a Delegacia Eletrônica do Ceará (Deletron) dispõe de 11 opções de registro: extravio, furto, roubos à pessoa e à residência, violação de domicilio, desaparecimento de pessoa; além de dano, injuria, difamação e calunia.

Hoje, a divisão é responsável por cerca de 15% dos quase 4500 registros de boletins de ocorrência feitos diariamente no Ceará. Segundo o delegado Raulino Castro, titular da delegacia eletrônica, esta já figura como a delegacia que registra mais ocorrências pela internet no país. “Diariamente, registramos cerca 800 a 900 BO eletrônicos. Já chegamos a atingir o número de 1000 BO eletrônicos em uma segunda-feira”, afirma.

O delegado alerta, ainda, que mesmo sem a assinatura de uma autoridade policial, o documento contém valor jurídico, uma vez que o cidadão atesta a veracidade das informações fornecidas. “Ao final do BO encontramos um alerta de que o cidadão é responsável pelas informações fornecidas. Caso essa pessoa insira alguma inverdade, será responsabilizado legalmente por ela – podendo ser detido por até seis meses ou pagar multa –, já que trata-se de um documento emitido por um órgão público”, explica.

Para garantir que as informações são mesmo reais, a Deletron cruza informações usando dados dos órgãos de documentação nacionais. Somente quando esses dados são confirmados, o BO é enviado por e-mail, juntamente com uma senha e o número de protocolo que permitem ao cidadão acessar o documento online.

Disponível desde 2004, a ferramenta pode ser usada acessando o endereço www.delegaciaeletronica.ce.gov.br.

Tribuna do Ceará