TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Ceará é o segundo do País em índices de assassinatos de adolescentes

23 de março de 2016 às 10:04

undefined

O Ceará segue firme no topo da lista dos estados mais violentos do Brasil. A taxa de homicídios é uma das mais altas do País. Fica em segundo lugar neste ranking, perdendo  apenas para Alagoas nos índices de assassinatos. A constatação é do “Atlas da Violência 2015”, publicado ontem (22). Trata-se de um trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Conforme o levantamento estatístico, em 2014, a taxa de assassinatos em território cearense atingiu 52,2 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto em Alagoas, este índice foi de 66 casos para cada grupo também de 100 mil habitantes.

E a violência segue sem trégua  no Estado. No ano passado, 4.046 pessoas foram executadas no Ceará, conforme dados extraídos das estatísticas publicadas no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Neste ano, já são 837 homicídios, contando os meses de janeiro e fevereiro e as ocorrências de março, contabilizadas até o último dia 21.

Adolescentes

Chama a atenção o grande número de adolescentes  que acabam se tornando vítimas da criminalidade. Neste ano, já foram mortos 79 adolescentes, sendo 52 na Grande Fortaleza e mais 27 no Interior do Estado.

Diante da evolução dos assassinatos de adolescentes, a Assembleia Legislativa do Estado criou um comitê que fará uma radiografia desta situação. Ao final dos trabalhos de uma pesquisa ouvindo familiares dos mortos, além de autoridades ligadas ao tema, a AL vai elaborar um documento apontando as causas dessa matança, além de montar um perfil das vítimas e de suas famílias. Por fim, vai sugerir medidas interdisciplinares e intersetoriais que possibilitem uma redução no número de mortes violentas de menores no Ceará.

Por FERNANDO RIBEIRO