TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Ceará cede agentes para atuar em presídio do Rio Grande do Norte

26 de janeiro de 2017 às 10:10

undefined

 

O Ceará enviou nesta quarta-feira (25) um grupo de dez agentes penitenciários especializados em intervenção penitenciária para compor a chamada força-tarefa que irá atuar em Alcaçuz, que enfrenta uma crise penitenciária e uma série de rebeliões. A Força-Tarefa foi instituída pelo Ministério da Justiça e Cidadania. Além do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal também enviaram agentes.

Ao todo, 70 agentes de segurança exercerão atividades de guarda, vigilância e custódia de presos. O objetivo é controlar a situação nos estabelecimentos penais.

Os dez agentes enviados integram o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape). "Os agentes penitenciários são quem de fato conhecem a rotina prisional, as atividades e intervenções necessárias para agir em um momento de crise como esse. Os grupos táticos têm uma função muito importante, nesse momento", destaca o coordenador operacional do Sistema Penitenciário (Cosipe), Alexandre Leite.

Os agentes foram cedidos por 30 dias, mas o período pode ser prorrogado, como prevê a Portaria.

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França, considera que o pedido é um reconhecimento ao bom trabalho realizado no Estado pelos agentes penitenciários. "Nossos grupos táticos têm toda a expertise para atuar em momentos como esse. Acreditamos que receber esse pedido do Ministério da Justiça é uma chancela ao trabalho que vem sendo feito no Ceará", pontua.