TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Caso de meningite é confirmado em cadeia pública de Quixadá

24 de junho de 2015 às 08:53

Prédio da Cadeia Pública de Quixadá

Cadeia Pública de Quixadá-CE

Ontem (23), um detendo da cadeia pública de Quixadá, município localizado a 169Km da capital, foi diagnosticado com meningite. O caso foi confirmado pela direção do HopsitalEudásio Barroso.

De acordo com o diretor do hospital, Josué Paiva, o preso já foi encaminhado para Fortaleza, para receber cuidados especializados no Hospital São José.

Hoje (24) médicos da capital irão até Quixadápara conter a doença, vacinando detentos e funcionários da cadeia pública.

A preocupação é maior por causa da fácil transmissão da doença, que pode se dar pelo ar. O prédio da cadeia fica localizado em área residencial, no centro da cidade, e na vizinhança de uma escola.

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Nos casos de meningite bacteriana, em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito.

Importante: os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência. Todos os tipos de meningite são de comunicação compulsória para as autoridades sanitárias.

Com informações de MonólitosPost