TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Batalhão de divisas é treinado para atuar em ocorrências com bombas e explosivos

28 de julho de 2015 às 15:40

Visando combater ações contra bancos envolvendo bombas e artefatos explosivos em área rurais e nas fronteiras do Ceará, um grupo de 85 policiais militares participou, na manhã desta segunda-feira (27), de treinamento ministrado por especialistas do Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

A instrução faz parte da segunda edição do Curso de Policiamento de Divisas (CPD) realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e aborda assuntos como a identificação de artefatos explosivos, características e tipos de explosivo e explosões, além das medidas de segurança aplicáveis nesse tipo de ocorrência – como técnicas de isolamento da área e importância das ferramentas utilizadas pela unidade antibombas da PMCE.

Durante a ação os alunos simularam uma abordagem e os policiais encontraram explosivos em um veículo suspeito. A partir deste momento eles tinham que identificar o tipo de explosivo, fazer o isolamento do perímetro e acionar o esquadrão antibomba. Então, a equipe especializada do Gate, com o uso de robôs, braços mecânicos e trajes antifragmentação, desarma o artefato encontrado.

Segundo o coordenador do curso, capitão do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Alkimar Sampaio, apesar da Polícia possui uma equipe especializada para atender esse tipo de ocorrência, é importante que o policial que está atuando nas fronteiras do Estado possua conhecimentos técnicos para identificar esse tipo de artefato e saiba que procedimento seguir em situações desta natureza. “Um dos focos do Batalhão de Divisas é combater assalto a bancos, e é muito comum neste tipo de crime o uso de explosivos. Com esse conhecimento, na hora que o policial acionar o Esquadrão do Gate, ele já vai repassando todos os pontos principais para a equipe antibomba e quando a equipe especializada já chega ao local com uma estratégia para neutralizar esse artefato”, explicou.

Fonte: Ceará Agora