TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

90% das mortes violentas no Ceará têm relação com facções

27 de julho de 2022 às 09:41

undefined

A abrangente existência das facções criminosas no Ceará, hoje reconhecida pelas autoridades, é determinante para o número de mortes violentas no Estado. Em entrevista exclusiva concedida ao Diário do Nordeste, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, fala que "90% dos homicídios aqui no Estado têm como motivação o envolvimento de pessoas em facções criminosas, no crime organizado e tráfico de drogas".

O percentual engloba além das vítimas envolvidas diretamente no 'mundo do crime'. O secretário explica que "nem toda vítima de homicídio tem envolvimento com facção", mas, muitas vezes, "é alguém que está em um tiroteio e é vitimado, algum parente de quem compõe o crime organizado". São vítimas que "estavam no local errado e na hora errada".

Nos últimos quatro anos, foram registrados quase 15 mil Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no Ceará. Agora, os índices estão em queda constante. De acordo com edição do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada nessa semana, de 2018 a 2021, houve diminuição de quase 30% nos assassinatos.