TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Entidades de Saúde solicitam que Anvisa mantenha a proibição do cigarro eletrônico

11 de maio de 2022 às 08:54

undefined

Representantes de 46 entidades de Saúde publicaram nesta segunda-feira, 9, um documento solicitando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantenha a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. De acordo com o documento, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como “vapes", são uma ameaça à saúde pública. Além de pedir medidas de fiscalização mais rigorosas, as entidades também chamaram atenção para o aumento do consumo entre os jovens.

Desde 2009, os cigarros eletrônicos estão proibidos pela Anvisa. Contudo, esses dispositivos ainda são facilmente encontrados no país. "Os cigarros eletrônicos não podem reverter décadas de esforços da política de controle do tabaco no Brasil", pontuou o documento.

O manifesto foi organizado e assinado pela Associação Médica Brasileira (AMB); Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead); Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); e as sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); de Cardiologia (SBC) e de Pediatria (SBP).