TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Conta de luz sobe mais do que o dobro da inflação em sete anos

18 de janeiro de 2022 às 09:21

undefined

A conta de luz dos brasileiros subiu mais do que o dobro da inflação desde 2015, segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia. A informação foi publicada nesta terça-feira (18) pelo jornal O Estado de S. Paulo. A tarifa residencial acumula alta de 114% no período. A inflação, por sua vez, teve uma alta de 48%, uma diferença de 137%.

O aumento nos últimos anos resulta do crescimento de encargos e subsídios, da necessidade de usar termelétricas, que geram energia mais cara, e do modelo de contratação de energia.

Segundo o vice-presidente da Abraceel, Alexandre Lopes, ainda devemos ter um aumento acima da inflação em 2022, porque custos relativos a 2021 ainda não foram repassados aos consumidores.

“Temos custos de 2021 ainda não repassados para as tarifas. Então, devemos ter um aumento acima da inflação em 2022. Quando o novo empréstimo ao setor elétrico começar a ser pago, impactará ainda mais as tarifas. Então, parte desses custos da crise será neste ano, e outras parcelas nos próximos anos.”

Com informações do CN7