TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Com possibilidade de prova de vida por aplicativo, aumentam os casos de golpes em beneficiários do INSS

02 de julho de 2021 às 15:15

undefined

Os espertalhões estão de olho na agenda e no bolso de beneficiários da Previdência Social. Seja por redes sociais ou por telefone, os golpes continuam sendo executados. Diante de muitas queixas sobre ligações estranhas para os segurados, o INSSS voltou a alertar sobre golpes relacionados a prova de vida online. No golpe, os criminosos ligam para os aposentados, dizem todos seus dados e, após a confirmação do próprio beneficiário sobre a veracidade das informações, os golpistas enviam mensagens pelo WhatsApp, pedindo que o beneficiário envie foto dos documentos para finalizar o processo.

O INSS alerta que, caso o segurado receba esse tipo de ligação, apenas não forneça nenhum tipo de informação e desligue.

Estima-se que o golpe começou a ser aplicado com a ampliação da possibilidade da prova de vida de forma virtual/online, através de biometria por aplicativo. Vale lembrar que o INSS não faz ligação para realização do processo.  O Instituo só realiza contato através dos canais oficiais: cartas, telefone 135 ou SMS identificado como 280-41.

Vazamento de dados

Recentemente, o INSS e o Dataprev tiveram dados dos segurados vazados. Com isso, instituições bancárias e financeiras forjaram pedidos de empréstimos de segurados mesmo sem o pedido dos mesmos.  Ouvintes do programa Alerta Geral – Caminhos da Aposentadoria relatam, com frequência, que são vítimas desse tipo de golpe.  Ou seja, o segurado recebe o dinheiro da instituição financeira mesmo sem ter realizado o pedido de empréstimo.

O advogado especialista em direito previdenciário, Paulo Bacelar, orienta que, caso o beneficiário seja vítima desse tipo de processo, ele deve abrir um Boletim de Ocorrência (B.O.), registrar na Ouvidoria do INSS – pelo 135 – e procurar um advogado para entrar com ação contra a instituição bancária ou financeira.

O especialista relata da importância de manter os dados e as senhas atualizadas em aplicativos como o meu INSS.  Com o vazamento de dados, caso o segurado tenha suas senhas atuais, o segurado pode se prevenir de golpes como o do empréstimo consignado não solicitado.

BPC

O presidente Jair Messias Bolsonaro sancionou, recentemente, lei que modifica o BPC, onde aumenta para meio salário mínimo a renda mensal per capita para aqueles que pedem o benefício. Vale ressaltar que, o valor adotado para pedido do benefício só é aceito em alguns casos, como miserabilidade, doenças graves, grau de deficiência entre outros.

Bacelar explica que, em 2019, uma medida provisória estabelecia que em 2021 essa mudança ocorreria. Até então, a renda per capita familiar que se enquadrava ao pedido do beneficiário, era de ¼ de salário mínimo. Ou seja, cada componente familiar só poderia ter uma renda de até ¼ do valor (R$ 998,00).