TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Com mais de 1 milhão de pessoas à espera de perícias, médicos do INSS retomam atividades a partir desta segunda-feira

23 de maio de 2022 às 09:08

undefined

Os peritos médicos e servidores do INSS decidiram suspender a greve e retomam, a partir desta segunda-feira, as atividades em todo o Brasil. A paralisação durou mais de 50 dias e gerou prejuízos para quem precisava realizar a perícia como exigência para manter ou receber auxílios.

No Ceará, segundo dados do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), são mais de 35 mil pessoas que deixaram de realizar a perícia. De acordo com o Ministério do Ministério do Trabalho e Previdência, a fila de perícias médicas do INSS já ultrapassava, no início do mês de maio, mais de 1 milhão de agendamentos.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirmou que todas as 18 demandas da categoria foram acatadas pelo governo federal. Segundo a entidade, os peritos aceitaram receber o reajuste linear que o governo pretende conceder a todo o funcionalismo federal, mas, caso outra carreira de servidores receba um aumento maior do que o previsto, os médicos deverão, também, ser contemplados com os 19,99% de reajuste.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos destaca ainda, que, nas negociações, o acordo assinado com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, garante, além do índice de reajuste salarial, a devolução integral e imediata dos valores descontados dos servidores que estavam em greve.
Outra conquista, de acordo com a entidade, o ministério se comprometeu a garantir a realização de, no máximo, 12 atendimentos presenciais por dia para cada perito.