Coreias do Norte e do Sul se comprometem com fim de armas nucleares e acordo de paz até 2019
27 de abril de 2018 às 10:55 - Atualizado em 27/04/2018 10:55
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in se comprometeram, nesta sexta-feira (27), em assinar um acordo de paz permanente até o fim de 2018 e desarmar todo o arsenal nuclear da península.
O acordo de paz envolveria também os Estados Unidos - Donald Trump e Kim Jong-un devem se encontrar entre maio e junho - e a China, que assinaram o armistício que encerrou a Guerra da Coreia em 1953. Os líderes disseram que esperam que todos os países envolvidos concordem em um tratado que encerre a guerra até o final do ano.
"O Norte e o Sul vão cooperar ativamente para estabelecer um sistema de paz permanente e estável na península coreana", afirma a declaração conjunta assinada por Kim Jong-un e Moon Jae-in ao final da histórica cúpula realizada durante toda esta sexta-feira na fronteira militarizada.
Antes disso, um ato concreto que os dois líderes acertaram foi o fim dos sistemas de alto-falante que irradiam propaganda contrária aos respectivos governos na fronteira.
Os dois acertaram também uma visita de Moon Jae-in a Pyongyang no segundo semestre deste ano.
UOL