TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Uece aparece entre as 100 melhores do mundo e as três melhores do Brasil em Educação de Qualidade

10 de maio de 2022 às 08:49

undefined

A Times Higher Education (THE) lançou o The Impact Rankings 2022, que coloca a Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 94º lugar do mundo e em 3º lugar do Brasil em “Educação de Qualidade”, subindo sua posição geral no país, que em 2021 era 4º lugar.

Em 2022, foram avaliadas 1.406 universidades de 106 países/regiões. Destas, somente 48 são brasileiras, sendo a Uece a 1ª colocada do país, entre as estaduais.

O Ranking de Impacto avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses ODS é a “Educação de Qualidade”. O ranking avalia como as atividades desenvolvidas pela universidade (pesquisa, ensino, gestão e extensão) contribuíram para a realização do ODS. No caso do ODS Educação de Qualidade, as ações que vão dos cursos de formação de professores, passando pelas políticas institucionais de inclusão, da produção científica em educação e da extensão universitária, em parceria com escolas e sistemas educacionais, demonstram o grande impacto que a Uece tem na sociedade cearense.

Nesse ODS, o Ranking mede, ainda, a contribuição das universidades para os primeiros anos e a aprendizagem ao longo da vida, sua pesquisa pedagógica e seu compromisso com a educação inclusiva. Nesse indicador, foram ranqueadas 1.180 instituições do mundo.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o resultado do Ranking de Impacto “reflete a maturidade acadêmica que a Universidade atingiu ao longo de sua história, o que lhe permite atuar para o desenvolvimento de sua comunidade e da sociedade como um todo. Além disso, estar entre as 100 maiores instituições do mundo em qualidade de educação coroa o trabalho da Uece, que impacta positivamente na vida das pessoas”.

A Uece atingiu considerável pontuação também em outros dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Redução das Desigualdades e Boa saúde e bem-estar. Destes, destaca-se a “Redução das Desigualdades”, em que a Uece ocupa a 12ª colocação brasileira, sendo a 4ª estadual do país e a 1ª do Norte e Nordeste. “A partir da expansão e da interiorização da Uece, é essa qualidade que a Universidade levará para mais municípios do interior do estado e para mais jovens que, pela educação, poderão ampliar suas oportunidades de estudo, de trabalho e de participação social, fortalecendo o combate a desigualdade”, finaliza o reitor Hidelbrando Soares.