TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Professor da Feclesc lança livro sobre angústia, pânico e desamparo, em Quixadá

08 de maio de 2018 às 15:25

undefined

 

O professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Carlos Eduardo de Sousa Lyra, lança na próxima quarta-feira (9) em Quixadá o seu primeiro livro, intitulado “Da angústia ao pânico: sonhos, sintomas e desamparo”. O evento acontece às 19h, no auditório Rachel de Queiroz, localizado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc).

A obra é destinada a estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros leitores com interesse em psicanálise, psicologia clínica e saúde mental. O livro apresenta uma contribuição psicanalítica para o estudo das psicopatologias ditas “contemporâneas”, em especial para o conhecimento da psicodinâmica do transtorno de pânico.

O autor investiga o conceito de angústia na obra freudiana, destacando o desenvolvimento do quadro clínico denominado neurose de angústia e aproximando-o do quadro clínico contemporâneo conhecido como transtorno de pânico. Além disso, o livro também oferece ao leitor uma revisão breve e sistemática de alguns dos conceitos fundamentais da metapsicologia freudiana (como o recalque, o inconsciente, a compulsão à repetição, o ego e o id, entre outros), acrescentando ao corpo teórico da psicanálise desenvolvimentos realizados por autores pós-freudianos.

Na ocasião do lançamento, o livro será vendido a preço promocional e também haverá sorteio de um exemplar. A obra já pode ser adquirida em livrarias na Internet, a exemplo do site da Editora Appris: https://www.editoraappris.com.br/produto/da-angustia-ao-panico-sonhos-sintomas-e-desamparo.

Carlos Lyra é paraibano, natural de João Pessoa, doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA e UEFS), mestre em Psicologia (PUC-RJ), psicólogo e bacharel em Filosofia (UFPB). Possui artigos publicados em periódicos nacionais nas áreas de Psicologia, Filosofia, Psiquiatria, Neurociências e História. Lecionou na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Livro: “Da angústia ao pânico: sonhos, sintomas e desamparo”.
Autor: Carlos Eduardo de Sousa Lyra.
Editora Appris: Curitiba, 2018.
144 páginas, brochura.